Minicurso Realidade Virtual para o Ensino com Unreal Engine
Hoje tivemos o primeiro minicurso do Workshop - Plataformas de desenvolvimento de atividades de Realidade Virtual para o Ensino de Física e Astronomia em que o ministrante Jhasmani Cruz apresentou na primeira parte as bases conceituais do uso da Realidade Virtual e de todo o espectro do Contínuo de Virtualidade. Além dessa base bastante abrangente e agnóstica quanto a plataformas específicas, foram realizadas atividades que exploraram ilusões de corporalidade como a Ilusão da Mão de Borracha e a Ilusão do Nariz de Pinóquio. Essas ilusões foram usadas para mostrar como a percepção de “realidade” pode ser alterada e manipulada por estímulos sensoriais.
Na segunda parte do minicurso foi apresentado o motor de desenvolvimento de jogos digitais Unreal Engine. Apesar dos participantes não terem tido acesso ao editor da plataforma devido a dificuldades de instalação nos computadores, foi possível entender o workflow de desenvolvimento de uma aplicação em Realidade Virtual usando modelos prontos e a linguagem de programação Blue Print usada pelo Unreal.
Ao longo do minicurso, os participantes também tiveram a oportunidade de trocar suas experiências e impressões sobre a Realidade Virtual e compartilhar ideias sobre usos de interesse educacional.
Neste minicurso estiveram presentes 19 pessoas, em que todos puderam se beneficiar tanto dos conhecimentos trazidos pelo ministrante quanto da excelente infraestrutura do no novo Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCA-UFSCar que conta com computadores, monitores e estrutura de projeção em tela com reprodução concomitante em televisores dispostos estrategicamente no espaço intermediário da sala.