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Minicurso Realidade Virtual para o Ensino com Unity

Minicurso
Autor

João Teles

Data de Publicação

18 de outubro de 2024

Dia 16 tivemos o segundo minicurso do Workshop - Plataformas de desenvolvimento de atividades de Realidade Virtual para o Ensino de Física e Astronomia em que os ministrantes Iversen Unchupaico, Julio Aguinaga e Viky Quispe (da Oculus XR e Universidad Nacional de Ingeniería - Peru) apresentaram, na primeira parte, como eles têm desenvolvido aplicações em Realidade Virtual e Aumentada. Os participantes puderam testemunhar experiências imersivas usando exemplares de óculos Meta Quest 3. Entre elas, tivemos a interação com um motor a combustão cujas peças ao serem removidas pelo usuário apresentavam informações de funcionamento, um coração pulsando em que era possível ampliá-lo para observar por dentro suas válvulas, átrios e ventrículos em pleno funcionamento e um jogo de xadrez que podia ser jogado por duas pessoas remotamente.

Na segunda parte do minicurso foi apresentado o motor de desenvolvimento de jogos digitais Unity. Desta vez, os computadores do LIG já tinham instalados os softwares da plataforma Unity. Foi necessária a instalação de várias dependências adicionais para compilação no sistema Android dos óculos e para a compatibilização com o hardware dos headsets Meta Quest. Ao longo do curso, o ministrante Iversen Unchupaico foi orientando os participantes sobre as várias etapas que envolvem a construção de uma aplicação simples com animação. Entretanto, não chegaram a apresentar elementos de C# que é a linguagem de programação usada para desenvolvimento de aplicações mais elaboradas em Unity.

Introdução ao Minicurso proferido por versen Unchupaico, Julio Aguinaga e Viky Quispe

Video

Demonstração da interação em Realidade Mista com um motor a combustão usando óculos Meta Quest 3.

Segunda parte do Minicurso em que os participante tiveram contato direto com a Plataforma Unity através do computadores do LIG.

Financiamento

Este evento é uma das atividades financiadas pelo CNPq por meio da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT 39/2022 “Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais” (processo 407086/2022-6) dentro da Linha 3: Divulgação Científica e Educação Museal.

 

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