Minicurso Realidade Virtual para o Ensino com Unity
Dia 16 tivemos o segundo minicurso do Workshop - Plataformas de desenvolvimento de atividades de Realidade Virtual para o Ensino de Física e Astronomia em que os ministrantes Iversen Unchupaico, Julio Aguinaga e Viky Quispe (da Oculus XR e Universidad Nacional de Ingeniería - Peru) apresentaram, na primeira parte, como eles têm desenvolvido aplicações em Realidade Virtual e Aumentada. Os participantes puderam testemunhar experiências imersivas usando exemplares de óculos Meta Quest 3. Entre elas, tivemos a interação com um motor a combustão cujas peças ao serem removidas pelo usuário apresentavam informações de funcionamento, um coração pulsando em que era possível ampliá-lo para observar por dentro suas válvulas, átrios e ventrículos em pleno funcionamento e um jogo de xadrez que podia ser jogado por duas pessoas remotamente.
Na segunda parte do minicurso foi apresentado o motor de desenvolvimento de jogos digitais Unity. Desta vez, os computadores do LIG já tinham instalados os softwares da plataforma Unity. Foi necessária a instalação de várias dependências adicionais para compilação no sistema Android dos óculos e para a compatibilização com o hardware dos headsets Meta Quest. Ao longo do curso, o ministrante Iversen Unchupaico foi orientando os participantes sobre as várias etapas que envolvem a construção de uma aplicação simples com animação. Entretanto, não chegaram a apresentar elementos de C# que é a linguagem de programação usada para desenvolvimento de aplicações mais elaboradas em Unity.