Galileu Galilei
"Meu prezado Kepler, desejo que possamos rir da estupidez notável do rebanho comum"
Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Ele ajudou a fundamentar cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico, desafiou lendas, criou novos princípios e teve um grande impacto na história da ciência. Galileu nasceu em Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1564. Filho de Vincenzo Galilei, um comerciante de lã, e Giulia Amnannati, Galileu se mostrou uma criança muito talentosa. Interessado por arte, fazia pinturas incríveis e até criava brinquedos e engenhocas. Além disso, tocava órgão e cítara. Com o apoio do pai, entrou na Universidade de Pisa para estudar Medicina.
Aos 20 anos, fez sua primeira descoberta científica: ao observar o movimento do lustre na catedral de Pisa, percebeu que o pêndulo se movia de forma regular, o que o levou a concluir que um pêndulo de determinado comprimento leva o mesmo tempo para realizar as oscilações, independentemente de sua amplitude. Essa descoberta foi um passo importante para o desenvolvimento dos relógios de parede.
Em 1585, Galileu abandonou Medicina para se dedicar à Matemática e começou a criticar as “leis do movimento” de Aristóteles, que afirmava que a Terra era o centro de todos os movimentos celestes. Nesse mesmo ano, começou a lecionar Matemática na Academia de Florença e inventou a balança hidrostática. Em 1589, publicou um estudo sobre a gravidade e foi convidado para lecionar Matemática na Universidade de Pisa. No entanto, ele não era bem aceito pelos outros professores por questionar as ideias de Aristóteles.
Em 1591, após disputas com os seguidores de Aristóteles, Galileu perdeu o cargo de professor. No ano seguinte, foi nomeado para lecionar Matemática na Universidade de Pádua, onde passou 18 anos realizando pesquisas importantes sobre dinâmica e problemas militares, como calcular a trajetória de uma bala de canhão.
Em 1610, ao saber que o holandês Zacharias Janssen havia inventado um aparelho para ver de longe, Galileu fez um telescópio ainda mais potente e fez descobertas astronômicas, como as manchas solares, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as fases de Vênus. Ele também observou que os planetas, assim como a Lua, eram iluminados de fora, o que apoiava a teoria heliocêntrica de Copérnico.
Galileu fez várias contribuições importantes, como descobrir as leis do movimento pendular, criar um relógio com pêndulo, criticar as leis de Aristóteles sobre a queda dos corpos e inventar o termômetro. Com sua luneta, mostrou que Júpiter tinha quatro satélites girando ao seu redor e descobriu os anéis de Saturno.
Apesar de seus feitos, Galileu entrou em conflito com a Igreja Católica, que rejeitava suas descobertas, especialmente a teoria heliocêntrica. Ele foi forçado pela Inquisição a renegar publicamente suas ideias sob a ameaça de pena de morte. Depois disso, ele se retirou para seu castelo em Arcetri, onde continuou suas pesquisas. Galileu morreu cego em 8 de janeiro de 1642. Em 1992, a Igreja Católica reconheceu o erro cometido contra ele.
Algumas de suas obras mais importantes incluem O Mensageiro das Estrelas (1610), História das Manchas e Acidentes do Sol (1613) e Diálogo Sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo (1632), onde defendeu a teoria heliocêntrica contra a visão geocêntrica de Ptolomeu, o que causou grande polêmica.
“Meu prezado Kepler, desejo que possamos rir da estupidez notável do rebanho comum. O que você tem a dizer sobre os principais filósofos desta academia que estão cheios da teimosia de uma víbora e não querem olhar os planetas, a lua ou o telescópio, apesar de eu ter oferecido livre e deliberadamente a oportunidade mil vezes? Verdadeiramente, assim como a víbora fecha seus ouvidos, esses filósofos fecham os olhos à luz da verdade.”
Trecho de carta escrita por Galileu a Kepler em 1610. Fonte: Wikipedia.