Minicurso Realidade Virtual com A-Frame para Ensino de Física e Astronomia
Por fim, no dia 17 de outubro, tivemos o último minicurso do WorkShop de Plataformas de desenvolvimento de atividades de realidade virtual para o ensino de astronomia. O ministrante da vez foi o próprio Professor Dr. João Teles e o tema foi a ferramenta A-Frame, que por sua vez é uma estrutura web de código aberto, escrita em JavaScript e com o foco em construção de experiências em código aberto. Como a ferramenta demanda de outros conhecimentos “avançados”, o Professor João fez uma pequena introdução desses conceitos para que todos possuíssem o necessário para a finalização do projeto central do minicurso. Portanto, a primeira parte do curso foi uma demonstração interativa da base da linguagem HTML e, posteriormente, foram introduzidos conceitos básicos da linguagem JavaScript. Neste momento o professor escreveu vários códigos transmitidos pelo retroprojetor para auxiliar os alunos a criarem várias páginas Web com diferentes funcionalidades, de uma forma simples, interativa e eficaz.
Já na segunda parte do minicurso, de fato chegamos no projeto principal, onde novamente o Professor João introduziu os conceitos da estrutura A-Frame pelo retroprojetor, ensinou a todos como utilizar a plataforma Glitch (onde escrevemos o código e hospedamos o mesmo na rede) e ajudou os alunos a criarem seus próprios códigos através do espelhamento do seu próprio código, assim todos conseguiram criar uma experiência de Realidade Virtual Web completa do “Sistema” Sol, Terra e Lua, pronta para ser utilizada em diversos dispositivos de Realidade Virtual e com mecânicas excepcionais para o ensino de Astronomia, como por exemplo: fonte luminosa, órbitas, sombras, inclinação de eixos e outros.
Por fim, para terminarmos o curso com uma experiência completa da Realidade Virtual feita por A-Frame, todos puderam utilizar óculos de VR (MetaQuest 2) que possuíam um sistema Sol, Terra e Lua previamente carregado que o Professor fez antes do minicurso, onde era possível interagir com os Astros, pegá-los e ver as sombras causadas pelos mesmos.
Neste minicurso estiveram presentes 19 pessoas, que puderam aproveitar e aprender mais sobre as linguagens de programação HTML, JavaScript e A-Frame, além de serem muito bem atendidas pelo espaço, conforto e tecnologia do novo laboratório de informática da graduação (LIG) e desfrutar da utilização dos óculos Meta Quest 2 do projeto ObseRVe e dos conhecimentos do digníssimo ministrante Dr. João Teles.
O minicurso completo pode ser acessado aqui.