"""Cálculo da área do disco solar eclipsado conformeestimativa da imagem extraída do Stellarium para a cidade de Araras-SPem 02/10/2024 às 17h45.Medidas feitas todas na mesma unidade arbitrária (ua)."""import mathrd =15# raio médio da Lua e do Sol [ua]ca =17# comprimento da corda do arco de circunferência eclipsado no auge do eclipse [ua]#Cálculos para a área do paralelogramo formado entre os centros dos dois astros e as extremidades da corda do eclipse:d1p = ca # comprimento da primeira diagonal (corda)d2p =2*(rd**2- (d1p/2)**2)**0.5# comprimento da segunda diagonal (centro a centro)ap = d1p*d2p/2# área do paralelogramoang =2*math.atan(d1p/d2p) # ângulo do arco de circunferência do eclipse [rad]aa = (math.pi*rd**2)*ang/(2*math.pi) # área do arco de circunferência [ua^2]# A área eclipsada (ae) é dada por ap = 2*aa - aeae =2*aa - ap # [ua^2]# Percentual de área eclipsada:pe =100*ae/(math.pi*rd**2)peS =str(round(pe,1)).replace('.', ',')
Hoje, 02/10/2024, teremos um eclipse solar que poderá ser visto parcialmente no sul e sudeste do Brasil. Na região de Araras, apenas uma pequena parte do disco solar será encoberta: 8,6 % da sua área.
Apesar disso, valerá a pena apreciá-lo.
Os eclipses solares, além de serem um fenômeno incrível e relativamente raro (pesquise sobre o ciclo de Saros) em que a o Sol é encoberto pela Lua em plena luz do dia, este eclipse, em particular na cidade de Araras-SP, terá início às 17h e permanecerá visível até o pôr do Sol.
Como nesse horário o Sol estará próximo ao horizonte, seu brilho estará mais fraco e avermelhado (ainda mais com a poluição das queimadas que infelizmente assolam o território brasileiro atualmente) o que possivelmente facilitará a contemplação do fenômeno. Além disso, como todo astro próximo ao horizonte, suas dimensões parecerão maiores pela ilusão de óptica promovida pela ilusão de Ponzo.
Portanto, para observá-lo, procure um local aberto no horizonte oeste. Mesmo com um brilho mais fraco, é recomendado utilizar proteção adequada para os olhos (filtros solares).