SWDOB300C - Sky-Watcher
Os telescópios do tipo dobsoniano recebem esse nome devido à sua montagem prática criada pelo astrônomo amador John Dobson. Nela, o espelho primário – e mais pesado – fica apoiado próximo ao solo, o que permite uma configuração de posicionamento altazimutal estável, simples e robusta. Adicionalmente, o nosso modelo possui uma configuração retrátil do tubo óptico, o que facilita o seu transporte.
O desenho óptico dos dobsonianos costuma ser do tipo newtoniano. A óptica newtoniana é composta somente por um espelho refletor parabólico na composição da objetiva, diferentemente dos telescópios catadióptricos (nossos Schmidt-Cassegrain e Maksutov-Cassegrain) que possuem uma sofisticada óptica que combina elementos refletores com refratores.
Com uma abertura de 305 mm, é o que propicia o maior ganho de luminosidade entre os telescópios do nosso acervo, sendo indicado para a obervação de objetos difusos como cometas e nebulosas.
Um ponto negativo da montagem que possuímos é o fato dela não ser motorizada/computadorizada o que requer que tenhamos que fazer tanto a busca dos objetos celestes quanto o seu acompanhamento devido à rotação da Terra, de forma manual.
Instalação do telescópio
Texto em construção.
Extraídas do site da Sky-Watcher
- Desenho Óptico: Newtoniano (espelho primário parabólico)
- Abertura: 305mm (12″)
- Comprimento Focal: 1500mm
- Razão Focal: f/4.9
- Diâmetro do Espelho Secundário: 69mm
- Obstrução do Espelho Secundário: 22.7%
- Poder de Resolução: 0.39″
- Magnitude Limite: 15.4
- Máxima Ampliação: 610X
- Capacidade de Coleta de Luz (comparado ao olho nu): 1898X
- Buscadora: Crayford de 2″ com adaptador de 1.25″
- Comprimento do Tubo Óptico: 923mm – 1390mm
- Altura do Telescópio: 1620mm
- Diâmetro da Base: 646mm