Relógio estelar
O que é um relógio estelar
O relógio estelar é um instrumento no qual podemos observar o movimento aparente da esfera celeste e determinar o tempo que se passou entre sucessivas observações.
O relógio estelar é um tipo de relógio noturno – uma categoria de instrumentos que datam do século IX d.C.. No Observatório a Olho Nu do CCA-UFSCar há um relógio estelar na placa Sul.
Como funciona o nosso relógio estelar
Se deixarmos uma câmera fotográfica fixada e mirada na direção do eixo do relógio estelar e obtivermos uma fotografia de longa exposição, obteremos um resultado extraordinário como o da Figura 1.
O relógio é composto por 25 hastes metálicas que dividem o semicírculo em 24 intervalos. O eixo do relógio encontra-se inclinado em relação a horizontal por um ângulo de 22,3° que é aproximadamente a latitude da cidade de Araras. Além disso, ele aponta exatamente na direção sul geográfica. Com isso, o seu eixo – que aparece como sendo o pequeno círculo escuro no centro do semicírculo – encontra-se paralelo ao eixo de rotação da Terra.
Pela foto, vemos que as estrelas varreram o mesmo ângulo em torno do eixo do relógio durante o tempo de exposição da fotografia1. A origem desse movimento não é das estrelas em si, mas do planeta Terra que dá uma volta completa em torno do próprio eixo em aproximadamente 24 horas. O semicírculo do relógio estelar é dividido em 12 intervalos pelas hastes maiores, de tal forma que em uma hora a Terra gira de uma haste grande para a outra. Para nós, que giramos junto com a Terra, parece que são as estrelas que fizeram esse giro no sentido contrário e é esse movimento aparente das estrelas que vemos na foto da Figura 1.
Agora, vem uma pergunta para você. Baseando-se nas explicações acima, você saberia dizer quanto tempo se passou ao longo da tomada da foto da Figura 1? Pense um pouco e confira a resposta aqui.
Serão dadas em breve.
Placa Sul da Praça do Observatório a Olho NU, CCA-UFSCar. Permanentemente exposto e aberto à visitação.
Notas de rodapé
Repare que o tamanho de cada rastro na Figura 1 é proporcional à sua distância ao eixo do relógio – quanto mais longe do centro, maior o rastro. Por isso que podemos dizer que todos os rastros da foto varrem o mesmo ângulo. Na dúvida, trace duas linhas: de cada borda de um rastro até o eixo do relógio. Você verá que o ângulo formado pelas duas linhas é o mesmo para qualquer rastro.↩︎